"Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o EDUCADOR, que semeia vida e escreve na alma de seus educandos.” (Bertold Brecht)"

O projeto

Xadrez, escola e cidadania


Todos os direitos autorais deste projeto são reservados e protegidos pela Lei nº 9.610, de 19/02/98. Proibida a reprodução de qualquer parte deste, sem autorização prévia expressa por escrito pelo Profº Dombosco Lima da Silva Filho, por quaisquer meios empregados, sejam eletrônicos, mecânicos, videográficos, fonográficos, reprográficos, micrográficos, fotográficos, gráficos e outros. Essas proibições aplicam-se também a editoração do projeto, bem como as suas características gráficas, estando este, autorizado a sua total aplicação e possíveis adaptações as escolas as quais este projeto se vincula.


“Xadrez é a arte que expressa a beleza da lógica”

(Mikhail Botvinnik)



1. APRESENTAÇÃO

O xadrez em diversos lugares vem sendo utilizado como instrumento inter, multi e pluridisciplinar, pois auxilia significativamente no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução e indução.

A Educação moderna volta-se cada vez mais para encerrar o ciclo do ensino por adestramento, primando por uma aprendizagem consciente, onde o aluno é estimulado continuamente a aprimorar a sua capacidade de pensar. Neste particular, o xadrez é uma atividade primordial por excelência, não só por atender às características de desporto, mas por estimular, entre outros, o espírito de competição saudável entre os praticantes. O imenso mérito do Xadrez é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno, ou seja, o de propiciar a possibilidade a cada aluno de progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação escolar.

O xadrez permite repensar a relação professor-aluno, ele é considerado um excelente meio de elevar o nível intelectual dos alunos, ensinando o manejo de numerosos mecanismos lógicos e contribuindo para o desenvolvimento de certas qualidades psíquicas e físicas. A estratégia do ensino é bem próxima da estratégia do xadrez, pois dialética e autocrítica ocupam um lugar primordial e o vencido se enriquece mais que o vencedor, portanto, torna-se essencial, na construção de uma aprendizagem significativa, a implantação deste projeto.


2. JUSTIFICATIVA

Por ser uma atividade de reflexão intensiva e exigir uma tomada de decisão a cada lance da partida, é considerável o valor educacional do jogo xadrez para promover a educação crítica e ativa, capaz de colaborar na construção da conscientização individual e coletiva para a transformação da ordem estabelecida, aspecto tão valorizado na educação moderna.

A prática do jogo xadrez pode colaborar no desenvolvimento dos quatros saberes necessários para o desenvolvimento das competências ditas do futuro. Essas competências são as aprendizagens fundamentais, que ao longo de toda a vida formam os quatros pilares do conhecimento (DELORS, ET al, 1998). Desenvolvendo o raciocínio lógico e a habilidade da organização do pensamento, compreendendo a metodologia para a investigação, para a pesquisa ou para a solução de problemas, pela prática sistemática do jogo xadrez, os praticantes estarão aprendendo os procedimentos de como aprender. Estarão, portanto, desenvolvendo o aprender a conhecer, podendo combinar a cultura do jogo de xadrez com o aprofundamento de outras disciplinas através da interdisciplinaridade.

No xadrez, não cabe a clássica separação entre a teoria dos que pensam e a prática dos que fazem. Deve-se aliar a aquisição da cultura científica condizente com a realidade tecnológica moderna, com a capacidade da imaginação, da criatividade e da inovação voltada para o específico, caracterizando um saber fazer consciente.

Com essa perspectiva, evidenciam-se os aspectos do desenvolvimento pessoal e cooperativo através dos jogos, estes, expressos claramente pela autodescoberta e pela autonomia (DOHME, 2003). Na autodescoberta, os praticantes vão percebendo o desenvolvimento de suas habilidades, a cada vitória, e suas dificuldades, a cada derrota, aprendendo muito mais com a derrota do que com a vitória, já na autonomia, os praticantes do xadrez, exercitam a ação por conta própria no ato de jogar, analisando situações, fazendo escolhas e tomando decisões. O desenvolvimento cooperativo, aqui citado, vem através do convívio, da cooperação e da habilidade de liderar e ser liderado.


“El ajedrez es un educador del raciocinio y que los
 países que tienen los mejores equipos de ajedrecistas
 son también los que marchan a la cabeza del mundo
en otras esferas”

(Che Guevara)


3. OBJETIVOS


3.1 Geral

Democratizar o acesso a pratica e à cultura do xadrez, como instrumento educacional, visando o desenvolvimento de crianças e adolescentes regularmente matriculados nas escolas onde o mesmo será implantado.

3.2 Específicos


 Promover a difusão do conhecimento e conteúdo do xadrez;

 Oferecer prática de qualidade;

 Despertar a consciência da prática do xadrez como atividade necessária ao bem estar individual e coletivo;

 Desenvolver no estudante sua capacidade de atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.

 Favorecer a assimilação das características do xadrez que contribuam com o harmonioso desenvolvimento intelectual, moral e ético da personalidade e que propiciem sua autonomia cognitiva e sua capacidade de raciocínio.

 Propiciar ao aluno a oportunidade de analisar, avaliar e propor alternativas de solução às situações da vida diária.

 Contribuir para o desenvolvimento humano, em busca de qualidade de vida;

 Contribuir para o processo de inclusão educacional e social;

 Contribuir para a ampliação da atividade educacional, visando um caráter de educação permanente e integral por meio da pratica do xadrez;

 Contribuir para a redução do tempo de exposição de crianças e jovens em situações de risco social;

 Contribuir para a diminuição dos índices de evasão e repetência escolar;

 Contribuir como subsídio às outras disciplinas;

 Construir um xadrez humano em cada escola da rede municipal, sob monitoração de alunos de cada escola;

 Contribuir para a formação profissional de alguns alunos da rede municipal que desejarem a prática de xadrez como carreira profissional;


4. PÚBLICO ALVO


Este projeto abrangerá  alunos, do Ensino Fundamental, regularmente matriculados nas escolas de sua implantação, que apresentam comportamentos apáticos em sala de aula com déficit cognitivo e, indisciplinados perante o Regimento Interno Escolar, bem como aqueles que por iniciativa própria buscarem participação no mesmo.


5. MATERIAIS DIDÁTICOS


 30 Tabuleiros de Xadrez;

 06 Mesas (servirão como apoio e futuramente como tabuleiros);

 60 Cadeiras (servirão para o acento de cada enxadrista);

 Aproximadamente 4.000 (quatro mil) xerox, por ano;

 02 (dois) Cartuchos de tinta para impressora;

 08 (oito) caixas de tinta guache;

 08 (oito) pinceis de cerdas;

 Embalagens plásticas para reciclagem;

 02 resmas de papel chamex;

 02 litros de cola;

 20 folhas de papel laminado.


6. METODOLOGIA


Por se tratar de um esporte em sua essência, as aulas práticas de xadrez acontecerão em turno extra ao de permaneência obrigatória na escola e pelo menos uma vez no mês, dentro de 1h/a da disciplina Matemática, que de imediato poderá discorrer sobre a necessidade de concentração, as figuras geométricas descritas nos movimentos das peças, sua importância no jogo, na disciplina e sua semelhança com as construções civis vivenciadas no cotidiano do aluno. As demais disciplinas, com o propósito de disseminarar o projeto e desenvolver competências e habilidades inerentes a sua prática, ministrarão aulas enfatizando a sua importância, seu contexto histórico, a interpretação de suas frases, o diálogo enxadrístico em nosso idioma e em idiomas estrangeiros, o espaço desenvolvido (latitudinais e longitudinais), o bem estar físico e psíquico proporcionado pelo mesmo... Conforme proposta abaixo:

 Matemática:

A carga horária destinada à disciplina Matemática é de 01 (uma) aula mensal, sendo que a mesma será incrementada dentro de seu planejamento, e obedecerá a seguinte seqüência:

 1ª Aula:

 O tabuleiro: Conceito e Estrutura (conteúdos envolvidos: Potenciação, raiz quadrada, quadrado perfeito, área e perímetro);

 2ª Aula:

 Notação Algébrica (`produto cartesiano e matrizes)

 3ª Aula:

 Aula prática

 4ª Aula:

 Diagonais e Centro (Teorema de Pitágoras e Circunferência);

 5ª Aula:

 Ala da Dama e Ala do Rei (Lateralidade);

 6ª Aula:

 Aula prática

 7ª Aula:

 Zona de Ataque e de Defesa (Espaço e tempo);

 8ª Aula:

 O Movimento das peças (Ângulos, circunferências, retângulos, retas, áreas e perímetro);

 9ª Aula:

 Aula prática (Estudo de estratégias);


 Português:

A carga horária destinada à disciplina Língua Portuguesa é de 01 (uma) aula bimestral, sendo que a mesma será incrementada dentro de seu planejamento, e obedecerá a seguinte seqüência:

 1ª Aula:

 Leitura e interpretação de frases celebres sobre o Xadrez;

 2ª Aula:

 Pesquisa sobre a biografia de Grandes Mestres e Grandes Mestres Internacionais, nascidos nos Brasil;

 3ª Aula:

 Criação de frases inerentes ao xadrez;

 4ª Aula:

 Eu e o Xadrez (produção textual).

 Arte:

A carga horária destinada à disciplina Arte é de 0 (uma) aula bimestra, sendo que a mesma será incrementada dentro de seu planejamento, e obedecerá a seguinte seqüência:

 1ª Aula:

 Confecção de Tabuleiros;

 2ª Aula:

 Confecção de Tabuleiros (cadeiras defeituosas);

 3ª Aula:

 Confecção de Peças (reciclagem);

 4ª Aula

 Confecção de peças (Origami)


 Inglês:

A carga horária destinada à disciplina Língua Inglesa é de 01 (uma) bimestral, sendo que a mesma será incrementada dentro de seu planejamento, e obedecerá a seguinte seqüência:

 1ª Aula:

 Tradução do inglês/português e vice-versa de cumprimentos e diálogos provenientes de uma partida de xadrez;

 2ª Aula:

 Tradução de frases inerentes ao Xadrez;

 3ª Aula:

 Simulação de partidas de Xadrez com idioma da disciplina;

 4ª Aula:

 Diálogos em inglês sobre o Xadrez.

 História:

A carga horária destinada à disciplina História é de 01 (uma) aula bimestral, sendo que a mesma será incrementada dentro de seu planejamento, e obedecerá a seguinte seqüência:

 1ª Aula:

 Pesquisa sobre a Origem do Xadrez e suas modificações na Europa;

 2ª Aula:

 Pesquisa sobre Xadrez, o mito;

 3ª Aula:

 Pesquisa sobre o Xadrez no Estado do Pará;

 4ª Aula:

 Pesquisa sobre o Xadrez nas escolas.

 Geografia:

A carga horária destinada à disciplina Geografia é de 01 (uma) aula bimestral, sendo que a mesma será incrementada dentro de seu planejamento, e obedecerá a seguinte seqüência:

 1ª Aula:

 Pesquisa: A Geografia do Xadrez;

 2ª Aula:

 Pesquisa: Os países desenvolvidos e o Xadrez escolar;

 3ª Aula:

 Pesquisa: O que é CBX? E o que faz?;

 4ª Aula:

 Pesquisa: O que é FIDE? E qual o seu papel?


 Ensino Religioso:

A carga horária destinada à disciplina Ensino Religioso é de 01 (uma) aula mensal, sendo que a mesma será incrementada dentro de seu planejamento, e obedecerá a seguinte seqüência:

 1ª Aula:

 Pesquisa: O Xadrez e a Disciplina;

 2ª Aula:

 Pesquisa: O xadrez como modelo comportamental;

 3ª Aula:

 Pesquisa: O perfil do enxadrista;

 4ª Aula:

 Pesquisa: O Xadrez e a Ética.

 Educação Física:

Dentro do horário destinado à disciplina Educação Física, acontecerão as aulas práticas de Xadrez, sendo que nos primeiros 30 (trinta) dias e sempre que possível, terá o acompanhamento do prof Bosco Lima, que fornecerá dados para o bom desempenho deste projeto.

As aulas referentes a este projeto, dentro desta disciplina, serão planejadas quinzenalmente e com a presença do prof Bosco Lima.

 Ciências:

A carga horária destinada à disciplina Ciências é de 01 (uma) aula mensal, sendo que a mesma será incrementada dentro de seu planejamento, e obedecerá a seguinte seqüência:

 1ª Aula:

 Pesquisa: O Xadrez e o desenvolvimento cognitivo;

 2ª Aula:

 Pesquisa: O xadrez como terapia ocupacional;

 3ª Aula:

 Pesquisa: O cérebro e o Xadrez;

 4ª Aula:

 Pesquisa: O Xadrez e o aprendizado.

 Laboratório de Informática

 É o local adequado à prática do xadrez virtual;

 Funcionará como apoio a todas as disciplinas, no desenvolvimento deste;

 É substancial para a realização de torneios virtuais;

 É fonte inesgotável de conhecimentos, quando conectado ao mundo através da Internet.


7. AVALIAÇÃO

O processo avaliativo se consiste no acompanhamento do aluno dentro e fora do local destinado às aulas de Xadrez e obedecerá aos seguintes critérios:

 Cada aluno receberá uma ficha de acompanhamento, onde serão registradas as ações praticadas pelo mesmo dentro do ambiente escolar e no local destinado à prática do xadrez;


8. CONCLUSÃO

Experiências realizadas em diversos países demonstram que o xadrez, quando utilizado como terapia ocupacional, contribui para a reinserção familiar e social de crianças, adolescentes e mesmo adultos infratores ou em liberdade assistida. Além disso, ao ser introduzido nas classes de baixo rendimento escolar, elo auxilia no desenvolvimento do sentimento de autoconfiança, visto que apresenta uma situação na qual os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade em que podem se destacar e paralelamente progredir em outras disciplinas acadêmicas.

Segundo estudos, o aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem várias habilidades como atenção, concentração, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, memória, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão e coragem, lógica matemática, raciocínio analítico e sintético, criatividade, inteligência, organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.

Para o sucesso deste projeto, torna-se necessário a adesão de todos os profissionais da educação, pois o próprio conceito de xadrez nos reflete a união para o alcance de um objetivo comum, e é com este pensar que acreditamos que este seja essencial ao crescimento cultural de Santa Luzia - MA.

Xadrez, escola e cidadania

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