"Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o EDUCADOR, que semeia vida e escreve na alma de seus educandos.” (Bertold Brecht)"

quarta-feira, 1 de abril de 2015

CIRCUITO MARANHENSE DE XADREZ - ETAPA DE SANTA LUZIA



O circuito Maranhense de Xadrez – Etapa de Santa Luzia, marca a criação da Liga Maranhense de Xadrez, instituição que tem por objetivo: Contribuir na reestruturação e fortalecimento do Xadrez maranhense, realizando cursos e torneios pelo interior do estado.




A primeira etapa aconteceu na cidade de Santa Luzia, no período de 27 a 29/03, no salão nobre do C. E. Prof Luís Jardim Pereira, localizado no Bairro Mutirão, onde foram travados silenciosos e empolgantes duelos entre enxadristas oriundos de Santa Luzia, Itapecuru-Mirim, Imperatriz, São Luís, Caxias e Axixá -TO.





O título foi decidido somente no quinto e último round após erro do enxadrista Wedelsom Marques, de Itapecuru-Mirim, em disputa contra o então campeão, profº Luis Eduardo, de São Luís, que soube conduzir a partida com estratégia e solidez até o limite suportado por seu adversário, que em apuro de tempo, reconheceu a superioridade de seu algoz e o cumprimentou como vencedor.




A vitória sobre Wedelsom Marques deu ao prof Luis Eduardo o título de Campeão Absoluto do Circuito Maranhense de Xadrez – Etapa de Santa Luzia e, consequentemente a conquista da primeira vaga para a final do Campeonato Maranhense de Xadrez, organizado pela recém criada Liga, deixando o Valdecir Batista e Éder Lopez, ambos de Imperatriz, em segundo e terceiro colocados, Luciana Sousa e Antonio dos Santos, ambos de Santa Luzia, como destaques feminino e sub-18, respectivamente.




O evento foi arbitrado pelo AA Wilker Salazar, de Santa Inês, e supervisionado pelo IA Mauro Amaral, de São Paulo, que proporcionaram tranquilidade e segurança na condução dessa primeira etapa do circuito.




A realização do Circuito Maranhense de Xadrez – Etapa de Santa Luzia, foi possível graças a junção de esforços entre enxadristas filiados a Liga e em dias com sua anuidade e entidades públicas: Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito municipal Veronildo Tavares, o VERA, a Secretaria de Educação, na pessoa da secretária Francinete Torres do Vale Rocha, a profª FRAN; entidade privada: Clube de Xadrez Aliados do Rei; do comércio local: Silva Sales Tecidos e Confecções, na pessoa do empresário EDINHO SALESDrogaria Neyla, na pessoa do empresário CHICO DIASZequinha Cerealista, na pessoa do empresário ZEQUINHA; e, do vereador GILSON ROCHA, que incentivam e apoiam o projeto Xadrez, escola e cidadania, que atua nas escolas públicas do município como suporte pedagógico e meio de desenvolvimento intelectual e inserção social das crianças dentro e fora do ambiente escolar.




Informações sobre emparceiramentos, resultados e classificação, visite: http://chess-results.com/tnr165919.aspx?lan=10&art=1&rd=5&wi=821


Mais fotos.





 




Xadrez, escola e cidadania

Google