"Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o EDUCADOR, que semeia vida e escreve na alma de seus educandos.” (Bertold Brecht)"

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

XADREZ NA PRAÇA É UM SUCESSO EM SANTA LUZIA

 Em uma linda noite de luar, num clima de paz e tranquilidade, os alunos do projeto Xadrez, escola e cidadania, a comunidade local e visitantes, compareceram à Praça da Matriz, às 19h e 20min, com intuito de apreciar, aprender, aprimorar-se e interagir com outros enxadristas o que proporcionou duelos incríveis e lances magistrais aos olhos dos que contemplavam os movimentos, coordenados, mágicos e encantadores das peças do Xadrez. 





O evento teve a participação de mais de 60 enxadristas, entre crianças, adolescentes e adultos, que reversavam entre si para ocupar as principais mesas e possibilitar um verdadeiro espetáculo aos olhos daqueles que buscam o domínio dos movimentos e encantos das estratégias e táticas contidas nesta arte milenar.



Em meio à descontração e ao aprendizado, registramos a presença de pessoas portadoras de necessidades especiais que, ora por curiosidade, ora por interesse na assimilação do que ali se praticava, compartilharam conosco esse momento de prazer e alegria que é a prática desse jogo/arte/ciência.



A oportunidade possibilitou o reencontro dos grandes nomes do xadrez local, de velhos amigos e alunos que neste ano não haviam duelado entre si devido a falta de apoio e extinção do xadrez escolar nas escolas municipais, o que de certa forma causou grave dano ao aprendizado, desenvolvimento lógico cognitivo dos alunos, possibilidade de desenvolvimento e profissionalização, inclusão social e fortalecimento dos laços de amizades entre alunos e educadores das redes municipal e estadual de ensino.



O encerramento das atividades deu-se por volta das 9h e 30min, com um coquetel, recheados de pizzas e refrigerantes, oferecido pelas entidades que ao longo desta, difícil, caminhada têm se mostrado preocupados com o futuro educacional de nossas crianças e adolescentes, seus anseios e meios à conquistas de seus objetivos, pois todos sabem, que onde há um povo desenvolvido culturalmente, há menos violência, menos corrupção e fortalece o município à sua auto sustentabilidade.



O nosso sincero MUITO OBRIGADO ao senhor CHICO DIAS (Drogaria Neyla), Edinho Sales ( Silva Sales), Zequinha Tavares (Zequinha Cerealista) e ao amigo e vereador FILHO DA 26 DE MARÇO.




CONFIRA MAIS FOTOS.





















 OBS: NÃO TEMOS VÍNCULO POLÍTICO PARTIDÁRIO COM NENHUM PARTIDO. TODA AJUDA SERÁ BEM VINDA E APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DO XADREZ EM NOSSO MUNICÍPIO.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Após terem sido suspensas devido o período chuvoso, as atividades do projeto Xadrez, escola e cidadania retornam com o Xadrez na Praça.

Criado, pela falta de local apropriado para o desenvolvimento das ações do Clube de Xadrez Aliados do Rei, o Xadrez na Praça tem se mostrado uma excelente forma de exercitar de forma saudável as mentes de nossas crianças e adolescentes, pois sendo um lúdico que mais prepara do que diverte, esta arte milenar vem ganhando espaço em todos os setores sociais, estando na grade curricular de ensino em alguns estados da federação, pois além de educar, reeduca, desenvolve o raciocínio lógico cognitivo, fortalece os laços de amizade e fornece uma boa oportunidade de profissionalização de seus praticantes.




Nestes sábado 10, por volta das 19h e 20min, crianças, adolescentes e adultos reuniram-se em praça pública para dar início ao retorno das atividades enxadrísticas do projeto Xadrez, escola e cidadania. O encontro foi marcado pela presença de rostos novos e o reencontro dos conhecidos que deram as boas vindas e cooperaram na mediação das regras e movimentação das peças do xadrez.



No final do encontro, os enxadristas foram surpreendidos com o convite a degustarem os sabores das pizzas da Pizzaria Skinão, onde os jogos estavam acontecendo, causando ainda mais euforia e felicidade aos praticantes.




O evento teve o apoio de Dim Produções que sempre colabora com as ações do Clube de Xadrez e do projeto Xadrez, escola e cidadania e da Prefeitura municipal de Santa Luzia, também na pessoa do amigo Dim, secretário de governo, que aos poucos tenta reaproximar estas duas instituições que juntas já deram bastante alegria à população luziense.





CONFIRA MAIS FOTOS:

















Xadrez, escola e cidadania

Google