"Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o EDUCADOR, que semeia vida e escreve na alma de seus educandos.” (Bertold Brecht)"

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O PROJETO XADREZ, ESCOLA E CIDADANIA E SUA INCLUSÃO SOCIAL

Incluir quer dizer fazer parte, inserir, introduzir. E inclusão é o ato ou efeito de incluir. Assim, a inclusão social das pessoas com deficiências significa torná-las participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da Sociedade, do Estado e do Poder Público.

Ítalo recebendo informações de André.

A inclusão social tem sido ao longo do tempo um grande objetivo a ser conquistado. Obter o respeito e a cooperação das pessoas não tem sido fácil aos portadores de necessidades especiais. Essa distânca vem se tornando cada vez mais curta com a implementação de projetos que visam a participação de pessoas sem discriminá-las, mas, nos dando a oportunidade de compreendermos que todos temos nossas limitações, sejam expostas ou não.

Lorrane, 1º ano C

O projetos Xadrez, escola e cidadania, hà muito tempo já vem desempenhando a sua função social, pois seus participantes logo de início, compreendem o valor da troca de experiências e de cooperação entre seus participantes, o que nos torna iguais perante os outros.



A Gestora Geral, Nilma da Silva Lima e a aluna Lorrane, atenção e desenvolvimento.

Ítalo, aprendeu os movimentos com apenas uma explicação.

PROJETO XADREZ, ESCOLA E CIDADANIA JÁ É REALIDADE EM SANTA LUZIA


 
Em sua aberura, dia 25/10,  o projeto contou com a presença da Secretária de Educação, Profª Francinete Torres do Vale; do Vereador e Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores na Educação - SINTRAED, Profº Gilson Rocha; da Gestora Geral do Colégio Dehon Ensino Fundamental, Nilma da Silva Lima; as Orientadoras Pedagógicas Leude Maria e Josileude Borga, além dos coordenadores do Projeto, Profº Bosco Lima e Profº Deide Fernandes e do colaborador Profº Paulo Roberto, que firmaram compromisso no que se refere a cooperação e dedicação em sua execução, de forma que o mesmo tenha condições de alcançar seus objetivos e viabilizar uma maior interação entre os enxadristas.

Profº Paulo Roberto; Gestora Geral do Colégio Dehon, Nilma da Silva Lima; Secretária de Educação, Profª Francinete Torres do Vale; Vereador e Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores ns Educação, Profº Gilson Rocha; Orientadora Pedagógica, Josileude Borga e colaborador Raimundo.
Secretária de Educação, Profª Francinete Torres do Vale, recebe a primeira aula sobre a movimentação das peças, pelo coordenadoe do projeto, Profº Bosco Lima.
As atividades foram iniciadas com a entrega e leitura de material contendo o histórico as regras de movimentação e valor abstrato de cada peça, além do objetivo e táticas e estratégias para alcançá-lo.

  

A impressão que se tinha era de estar participando de uma festividade, pois a alegria expresssa na face de cada aluno/enxadrista refletia a necessidade de projetos pedagógicos que conquistassem e envolvessem os alunos de forma que os mesmos pudessem aprender através do lúdico algumas notações e matemáticas dentre outras.

Xadrez, escola e cidadania

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