"Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o EDUCADOR, que semeia vida e escreve na alma de seus educandos.” (Bertold Brecht)"

terça-feira, 31 de março de 2009

Aberto do Brasil, Etapa Sudeste do Pará, Memorial Leoncio Leao



O Aberto do Brasil, Etapa Sudeste do Pará, Memorial Leoncio Leao, serviu em muito de aprendizado e  incentivo aos alunos do Projeto Xadrez, escola e cidadania.

Após exatos 35 (trinta e cinco) dias da implantação do projeto na Escola Olga da Silva Sousa, localizada no Bairro Altamira em Parauapebas, foram classificados quatro participantes para nos representar .

As crianças que mais pareciam buscar novas aventuras, conseguiram conquistar 3 (três) primeiras colocações, superando todas as expectativas a eles depositados e provando a todos que com esforço e dedicação, tudo se torna possível ao nosso alcance.



































segunda-feira, 30 de março de 2009

Aberto de Xadrez Olga da Silva Sousa





Torneio interescolar realizado no pátio da E. M. E. F. Olga da Silva Sousa, uma escola humilde, que atende muitas famílias carentes do bairro Altamira, o mesmo contou com a participação de 05 (cinco) escolas e 38 enxadrista, sendo até então o maior evento, em termos numéricos, já realizado em Parauapebas - PA. 

O evento serviu de base a organização e  motivou diversas crianças que a partir daquele momento, tornou-se um praticante desse jogo milenar.
















Parcerias
































Rodrigo Leal ajudando o AR Carlos Alessander, Árbitro Oficial do evento.















Rodrigo Leal, Allysson Chaves e Profº Bosco Lima (Parceiros e mentor do projeto)

Xadrez também é arte e cultura


Alunos do Projeto Xadrez: Escola e Cidadania, da E. M. E. F. Olga da Silva Sousa, mediando o aprendizado de seus professores para com os magníficos lances existentes no Xadrez.


Atividades educacionais desenvolvidas durante o ano letivo de 2008 e que rendeu aos nossos alunos/enxadristas, além de um aprendizagem signicicativa, mudanças comportamentais e colaboração na tomada de decisões dos problemas por eles enfrentados.

















O xadrez e a mente
















Por ser uma atividade de reflexão intensiva e exigir uma tomada de decisão a cada lance da partida, é considerável o valor educacional do jogo xadrez para promover a educação crítica e ativa, capaz de colaborar na construção da conscientização individual e coletiva para a transformação da ordem estabelecida, aspecto tão valorizado na educação moderna.

domingo, 29 de março de 2009

A essência do Xadrez à formação psiquica dos jovens

O xadrez em diversos lugares vem sendo utilizado como instrumento inter, multi e pluridisciplinar, pois auxilia significativamente no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução e indução.
A Educação moderna volta-se cada vez mais para encerrar o ciclo do ensino por adestramento, primando por uma aprendizagem consciente, onde o aluno é estimulado continuamente a aprimorar a sua capacidade de pensar. Neste particular, o xadrez é uma atividade primordial por excelência, não só por atender às características de desporto, mas por estimular, entre outros, o espírito de competição saudável entre os praticantes. O imenso mérito do Xadrez é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno, ou seja, o de propiciar a possibilidade a cada aluno de progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação escolar. O xadrez permite repensar a relação professor-aluno, ele é considerado um excelente meio de elevar o nível intelectual dos alunos, ensinando o manejo de numerosos mecanismos lógicos e contribuindo para o desenvolvimento de certas qualidades psíquicas e físicas. A estratégia do ensino é bem próxima da estratégia do xadrez, pois dialética e autocrítica ocupam um lugar primordial e o vencido se enriquece mais que o vencedor, portanto, torna-se essencial, na construção de uma aprendizagem significativa

O Xadrez é essencial à formação intelectual dos jovens
















O xadrez em diversos lugares vem sendo utilizado como instrumento inter, multi e pluridisciplinar, pois auxilia significativamente no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução e indução.
A Educação moderna volta-se cada vez mais para encerrar o ciclo do ensino por adestramento, primando por uma aprendizagem consciente, onde o aluno é estimulado continuamente a aprimorar a sua capacidade de pensar. Neste particular, o xadrez é uma atividade primordial por excelência, não só por atender às características de desporto, mas por estimular, entre outros, o espírito de competição saudável entre os praticantes.







O imenso mérito do Xadrez é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno, ou seja, o de propiciar a possibilidade a cada aluno de progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação escolar. O xadrez permite repensar a relação professor-aluno, ele é considerado um excelente meio de elevar o nível intelectual dos alunos, ensinando o manejo de numerosos mecanismos lógicos e contribuindo para o desenvolvimento de certas qualidades psíquicas e físicas. A estratégia do ensino é bem próxima da estratégia do xadrez, pois dialética e autocrítica ocupam um lugar primordial e o vencido se enriquece mais que o vencedor

Xadrez, escola e cidadania

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